01 abril, 2006

Eu, a madrugada e minhas amizades...

O amor é simples!
E o que é ser simples?
Fácil e pouco profundo?

O que é a amizade?
Ser amigo é satisfazer desejos do meu próximo?
Ou ser amigo é satisfazer necessidades ainda que doa em mim e/ou no outro?

Hoje, em companhia da madrugada e rondado pelas tentações, reflito sobre as minhas amizades.
Será que são, todas elas, realmente amizades?
Pergunto, também, se elas são simples e se vêm do amor.
A primeira amiga que analiso é a preguiça.
Ela tem me acompanhado há muito tempo e dado vários conselhos nas horas difíceis.
Será que é minha amiga de verdade?
Acho que minha amizade com ela está enfraquecendo, pois tem sido cada vez menos prazeroso seguir os seus ensinamentos.
Ao contrário da paciência que começo a conhecer e me surpreendo tanto com o poder de suas instruções! Não falha!
O ciúme é outro amigo que não está me fazendo bem.
Percebo que cada vez que ele está comigo parece que fico cego, deixo de enxergar a beleza que está em minha volta.
A humildade quer muito se aproximar de mim, mas acho que o meu jeito a afasta.
Tem dias que estou perto dela, e é muito gostoso. Toda felicidade pequenina se transforma em plenitude.
Ela me diz que, se quero me encontrar com as pessoas, devo olhar pro lado ou pra cima, nunca pra baixo.
Olhando pra baixo eu só vejo eu mesmo.
Que instrução!
A Perseverança é outra que gostaria de conhecer mais...
Tenho notícias de que ela é realmente boa e que dá muita força pra seus amigos.
Nos poucos tempos que tive em sua companhia experimentei de uma paz realmente diferente.
Eu desconfio que seja a paz que Jesus disse que deixava com os discípulos.
Como não falar da impureza!
Essa é a mais engraçada e que me dá prazer mais rápido.
Mas ultimamente tenho percebido que depois que ela vai embora tem deixado um sofrimento que não me ensina muita coisa.
Parece um sofrimento seco, que só me larga depois que a impureza volta a ser minha amiga. Realmente tenho estranhado essa amizade. Ela não está me fazendo bem.
Um amigo que tem me ajudado muito é o sofrimento necessário.
Quanto aprendizado!
Ele tem sido meu companheiro quando as amizades ruins vão embora.
Mas dos meus amigos bons ele não se separa.
Vive falando comigo que o amor, com quem amizade mais desejo ter, só se aproximará de mim se tiver disposto a aceita-lo, o sofrimento necessário, de verdade na minha vida.
Confesso que não está sendo fácil, mas estou deixando que ele encontre lugar dentro de mim.
As vezes dói muito, mas quando penso que o amor está se aproximando, me animo outra vez.
A simplicidade é outra que tem me surpreendido a cada dia.
Que facilidade ela tem pra resgatar o sentido das coisas!
Quando começo a filosofar demais, ela me diz: Amigo, busque o significado das coisas dentro de você mesmo.
Por fim, olho para a madrugada. O que dizer dela?
Ela é quem está me deixando fazer essa análise que sinto me trazer algum crescimento.
Mas porque me acordou pra me levar a pensar? Não poderia esperar chegar o amanhã?
Ela está me respondendo que o amor tem pressa.
Agora eu pergunto para a madrugada: Você conhece o amor?
Com um sorriso ela está se despedindo de mim e posso ver o sono vindo lá de longe...
– Não estou te deixando! – Ela grita – Estou simplesmente te mostrando as diversas faces do amor...
A paciência está próxima de mim e diz:
– Calma! Um dia você entende...

Nenhum comentário: