04 abril, 2006

Sobre a "bela" escravidão...

Onde está a beleza senão nos olhos de quem a vê?
Onde está a beleza de um rato recém nascido?
Mas não foi Deus quem o criou?


É muito triste constatar o quanto sou atingido pela cultura da “bela” aparência.
Quem determina o que é belo?
O mais difícil é perceber que por estar “contaminado” pela ditadura da beleza, sou impedido de amar o meu próximo!
Se o seu rosto não está limpo como procuro deixar o meu, sou atingido por um incômodo egoísta!
Quero que o outro satisfaça a meu padrão de beleza, que por sinal tem sido o padrão do mundo: um padrão inatingível!
Será que em algum momento encontrei uma beleza que atendesse completamente as minhas expectativas?
Estou certo que por conhecer muito bem o homem Deus não permitiria que determinada coisa no mundo fosse detentora da beleza perfeita.
Pois certamente no segundo minuto depois que encontrássemos essa coisa perfeitamente bela seríamos tomados de um sentimento de mesmice e já procuraríamos outra que fosse maior...
Como Deus vê a essência e não a aparência assim quero ver!
Do contrário estou fadado à "bela" escravidão. O mundo foi criado por Deus e simplesmente é belo!
O que é criado pelos homens não detém a beleza plena, se é que detém alguma beleza...
Preciso estar ciente que dinheiro tem sido um indicador de feiúra...

A verdadeira beleza, só o céu conhece!

7 comentários:

Anônimo disse...

Um dos traços que faz o texto ser literário é ser BELO, e por isso, quando precisei de discutir o conceito de literariedade, me vi questionando sobre o q seria este belo literário. A resposta para isso é um completo relativismo, ou seja, o belo é aquilo que de alguma forma toca o receptor da obra de arte (e cada receptor é tocado de alguma maneira, por alguma beleza particular). Assim, se somos "devir", o belo nunca é absoluto. Eu mesmo, acho lindo um poema de João Cabral que diz "Poesia, te escrevia:/ flor!, conhecendo/ que és fezes." Se o belo pra ele é a merda, quem tem o direito de ditar outra coisa?!?!

Anônimo disse...

Padre Fábio de Melo diz que a beleza é o que sobra sem poder faltar..
a beleza é de fato supérflua..mas p q ela não poderia faltar?
acho q o q não pode faltar é a sensibilidade nos olhos de quem vê de enxergar a beleza do próximo..sejá ela qual for..a beleza de um sorriso..de um olhar..
de um siLêncio..
Todos temos nossa beleza..uns mais exteriores..outros mais interiores..
confesso que as interiores são mais substanciais..
deve ser pq não gosto de nada efêmero..
a beleza interior com o passar do anos vai aumentando...já a exterior se deteriora..
O mundo determinou alguns padrões de beleza, mas não é capaz de padronizar a beleza interior pq essa vem de Deus..e Deus não padroniza, e sim, diversifica..para que aprendamos com as diferenças do outro..

Anônimo disse...

Sobre o comentário anônimo, creio q n existe uma beleza física nem interior por si mesma, pois, como falei, ela é aquilo que toca cada pessoa de uma maneira particular...E adoreir a frase "beleza é o que sobra sem poder faltar".

Renato Luiz disse...

Nossa!
Esses comentários estão melhores do que meu texto!
Que benção!
Obrigado ao Rafael e ao anônimo.
Grande abraço e que Deus nos instrua no amor!

Anônimo disse...

Foi anônima...rsrsr
essa discussão de beleza vai muito além dos meus conhecimentos..mas não entendi oq vc quis dizer com "creio q n existe uma beleza física nem interior por si mesma, pois, como falei, ela é aquilo que toca cada pessoa de uma maneira particular".
Que Rafael é vc?tô curiosa agora!!
bjs galera

Anônimo disse...

Os nossos olhos na maioria das vezes so enxerga a "feiura" porque olha com olhos humanos.
Quando olhamos alem, com os olhos de quem nos criou belos, enxergamos a beleza existente em cada uma das pessoas.
por isso, devemos buscar amar sempre a alma, pq ai sim, poderemos ver a beleza real de todas as pessoas, sendo essas dentro do padrao da beleza que vivemos ou nao!
Abracos Rê.
Continue sendo Santo, Livre e Feliz!!!

Anônimo disse...

Bom, como o anônimo perguntou quem sou eu, eu sou esse aí: http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=2562604126670138924

E você, anônimo, quem é?

Bom, o que eu quis dizer com "creio q n existe uma beleza física nem interior por si mesma, pois, como falei, ela é aquilo que toca cada pessoa de uma maneira particular", é que o belo é o que faz alguém ficar emocionado, tocado. E cada pessoa é tocada de um modo, não havendo algo que faça todo mundo se emocionar, ou seja, a beleza não é algo inerente ao objeto que emociona, pois cada eu posso achar lindo um urubu e você o achar algo desprezível. Enfim, não sei se expliquei ou se compliquei mais ainda a coisa, hehe.

Sobre o comentário do Renato, notamos que ele prima pela humildade e não pela verdade... hehe... se o seu texto, Renato, não fosse bom, não haveria comentários... ele é a fonte original...