25 dezembro, 2005

Ecumenismo


Quero testemunhar que antes de escrever esse texto fui muito tentado a desistir, mas como sei que meu Deus é mais e que Ele realmente deseja a unidade da sua igreja eu insisto.
Podemos comprovar que essa notícia é realmente verdadeira Ana?! (A Ana Luísa comentou que leu em algum lugar que alguns Luteranos na Europa estão querendo "voltar" para a Igreja Católica)
Se for, só posso crer que a promessa que o Senhor me fez um dia começa a se realizar. Promessa de que suscitará meios muito pouco entendíveis a nós homens, mas de um poder sobrenatural para o ajuntamento daqueles que Ele chamou a viver uma vida Santa, uma vida Separada do mundo.
Eu acredito, como já disse algumas vezes, que o mundo ainda não recebeu o evangelho de Jesus de braços abertos, por que nós, cristãos, não damos provas concretas de que os ensinamentos do Filho do Homem são os melhores possíveis.
A nossa divisão, não deixa que o amor apareça daquele jeito que foi suplicado por Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado...”.
E não é difícil perceber isso, basta olhar pra nós mesmo e questionarmos o que sentimos quando passamos perto de uma Igreja Protestante e ouvimos em alta voz: “Jesus te ama meu irmão!!!”.
Será que esse Jesus de quem estamos falando é o mesmo?!
“Os que não estão contra vós, estão a favor de vós!” Foi o que disse Jesus aos discípulos quando queriam repreender aqueles que não andavam com eles, mas expulsavam demônios em nome de Jesus.
Quanto a notícia dos Luteranos quererem ser católicos, vejo muito mais como um querer fazer de verdade aquilo que talvez deveria ter sido feito.
Quando assisti o filme “Lutero”, confesso que não esperava ver tão explicitamente que a intenção de Martin Lutero não era de fundar uma nova Igreja. E aonde foi parar essa boa intenção?!
Poderíamos comparar com a “boa intenção” de Jesus em levar uma nova vida para os doutores da Lei, os Fariseus?
Eu particularmente, tenho grande simpatia pelos Luteranos.
Não conheço a doutrina a fundo, mas posso falar por ter um caro amigo, que foi criado na Igreja Luterana, e acho que as vezes entro mais em acordo com ele do que com outros amigos católicos quando a questão discutida é santidade, intimidade com Deus!
Nós temos muitas coisas em comum, muitas mesmo!
Diria que o essencial nós temos em comum: “A vontade de amar a Deus sobre todas as coisas, e amar o próximo como a nós mesmos”.
Não estou querendo dizer em nenhum momento que descarto o imenso valor que a Santa Eucaristia tem pra nós católicos. Mas tenho uma certeza no coração de que o Senhor não se alegra nenhum pouco quando vê a Eucaristia se tornando um motivo de desunião entre os Seus.
Não acho ainda, que deviríamos ter este Santo Sacramento com "orgulho". Lembremo-nos do que o próprio Jesus disse: “Não são os sãos que precisam de médico, mas os doentes”.
Acredito ainda que não é impondo a nossa fé que faremos alguma coisa boa para o mundo, sendo que próprio Jesus disse: “Quem QUISER me seguir, toma sua cruz e vem”.
Me desculpem pela delonga na minha expressão e penso que não deixarei de ser criticado por tais pensamentos. Mas quero que saibam que continuo acreditando que o amor é maior do que tudo!
E podem ter certeza, de que Deus tem me provado a cada dia de que o amor é o caminho da salvação.
Eu reconheço todo o valor que a Igreja Católica tem na minha vida, pois me instrui a cada dia no caminho da santidade. Mas devo ressaltar a vontade que meu coração tem de amar cada dia mais as pessoas que estão em outras Igrejas Cristãs e até não-Cristãs.
Rezo pra que a unidade da Igreja de Jesus seja estabelecida no nosso meio. E creio que minha geração verá passos abençoados rumo a unificação do Corpo de Cristo.

Nenhum comentário: