25 dezembro, 2005

Alegria de Deus


Alegria de Deus é algo que não se explica
É o perfeito na imperfeição
É o tudo que me reanima

É certo não encontrar tamanho amor em todo mundo
Mas em mim quer habitar
E viver no meu deixar

Vejo o tempo então passar e eu sem me preocupar
Ser tão feliz e sonhador mesmo tendo grande dor
Motivação eu sinto para mais me procurar
No infinito do meu ser que meu Deus quer preencher

Eu vou entoar
Um novo cãntico que posso celebrar
Minha vitória em toda terra, céu e mar
Deus é comigo, posso me considerar
Mais que vencedor!!!
________________________

Com certeza no caminho do Senhor encontramos grande alegria diante das graças que nos são concedidas, mas como Deus fez o mundo, existem também "alegrias" no mundo, e precisamos delas...
Vejamos o que diz São Tomas de Aquino.
"O homem precisa de repouso físico para restaurar as forças do corpo, pois, sendo de possibilidades limitadas, não pode trabalhar continuamente. O mesmo se dá também com a alma, cujas possibilidades são igualmente limitadas, proporcionadas a operações limitadas. Por isso, estendendo-se ele, além da medida, em alguma atividade, realiza-a só a custa de esforço e depois fica cansada. Isso particularmente porque, na atividade da alma, o corpo também se esforça, já que a alma intelectual usa de faculdades que só se exercitam por meio de orgãos corporais. Tanto mais se fadiga alguém, quanto mais se deixou absorver pela atividade mental.
Como a fadiga corporal é remediada pelo repouso do corpo, assim o cansaço da alma pelo repouso da alma. O repouso da alma, porém, e o prazer. Impoe-se, pois, aplicar contra a fadiga da alma algum prazer, suspendendo a vontade de continuar a atividade mental. Tais conversas ou atos em que nada se intenciona senão relaxamento psíquico (delectatio enimalis) chamam-se gracejos e jogos. É, pois, necessário, usar destas coisas de vez em quando para dar certo repouso à alma."

Nenhum comentário: