28 dezembro, 2005

Autenticidade Cristã

Muito tenho dito para os meus amigos da minha luta por ser um “Cristão autêntico”. Mas o que viria a ser esse termo?
Primeiramente pode parecer uma redundância, já que é tida como autentica uma coisa que é do autor a quem se atribui. Se desejo ser autêntico nada mais óbvio que eu seja a pessoa que Deus realmente me fez É Ele o autor a Quem me atribuo. E a pessoa que Deus realmente me fez é à Sua própria imagem e semelhança. Se Jesus é próprio Deus encarnado e se minha autenticidade está na imagem e semelhança de Deus, logo meu ser autêntico é à imagem e semelhança de Jesus. Com isso tenho que uma pessoa autêntica nada mais é do que verdadeiramente cristã, pois espelha a sua pura forma à imagem e semelhança de Jesus Cristo, o próprio Deus!
Mas como sou arrastado pela concupiscência e facilmente esqueço das coisas, é bom que eu coloque a palavra cristã antes de autentico para não ter dúvida da minha origem...
Mas e a luta por ser um cristão autentico?
Essa é árdua!
É uma luta contra as “verdades” do mundo.
É uma luta contra as minhas “verdades”.
É uma luta contra as máscaras que cobrem a minha essência...
Simplificando...
É uma luta contra a minha preguiça.
É uma luta contra a minha vontade de buscar o prazer mais que o bem.
É uma luta contra a minha auto-afirmação e auto-suficiência...
E assim como Cristo andou ao contrário do mundo, a minha busca por ser como Cristo anda ao contrário da minha natureza.
Seria mais “sensato” minha luta se concentrar na minha própria essência, pois tenho que descoberto o que sou realmente, á imagem e semelhança de Deus, a minha autenticidade apareceria de forma natural. Mas não!
Pelo menos eu não vejo um caminho direto até minha essência, mas um caminho perfeito e indireto que é me apontado a todo instante: o próprio Jesus, que se autodenominava o Filho do Homem.
Eu tenho esse termo como a Essência do Homem
E se o sensato é ir direto ao ponto, Deus domina uma sensatez mais perfeita.
Pois ao mesmo tempo em que mostra a minha essência, mostra o meu lugar de criatura.
A minha essência revelada pelo Senhor é Jesus, o Filho do Homem, a Essência do Homem.
Agindo assim Ele assegura a minha autenticidade e aponta o caminho para a minha autenticidade, ou seja, Ele é o meu ser autêntico e o modo como chego ao meu ser autêntico.
Nada mais óbvio, pois sempre digo que Ele é meu tudo! Ele é a minha salvação!
Simplificando...
O caminho para meu encontro com minha essência e assim tornar um ser autêntico está em Jesus. Mas como assim?!
Simples.
O que fez Jesus? Os Seus mandamentos não são simplesmente aquilo que Ele fez?
Será que minha busca de autenticidade não consiste na busca de parecer com Cristo?
Aqui pode parecer à mesma redundância inicial:
Eu, autentico, já não sou à imagem e semelhança de Jesus que é Deus? Porque devo buscar ser á imagem e semelhança de Jesus?
Com essas perguntas é clareada mais uma vez a vontade humana das coisas fáceis.
Somos criados a pensar que a nossa busca deve surgir de sentimentos positivos pra depois se converterem em comportamentos positivos.
Simplificando...
Pensamos que nossas dificuldades devem ser resolvidas totalmente no nosso interior para depois exteriorizarmos os resultados de sucesso!
Contextualizando...
Pensamos que nossa autenticidade deve ser encontrada primeiramente no nosso interior pra depois a exteriorizarmos.
Mas como a pregação de Jesus foi à contramão do mundo, o nosso caminho de busca pela essência é também à contra mão do mundo. Nosso caminho é o próprio Jesus!
Talvez o nosso pecado original tenha quebrado a regra natural (interior-exterior) e Deus, ao enviar Jesus, restaurou a nossa autenticidade, mas inverteu a regra (exterior-interior).
Hoje, os meus sentimentos, podem ser determinados pelo meu comportamento.
Não digo que à curto prazo. Mas é provado, por tantos santos, que se me esforço para cumprir os mandamentos de Jesus, em determinado tempo, eles me passam a ser naturais e sinto prazer no cumprimento deles.
Mas o que isso tem a ver com a autenticidade cristã?
Simples.
O meu interior se torna autentico desde que minhas ações sejam autenticas.
Eu serei um Cristão autêntico se meu comportamento for de um Cristão autêntico!
Com tudo isso, quero exaltar a parte que me cabe na busca pela santidade...
Cabe a mim a busca de um comportamento cristão.
Obediência aos mandamentos de Jesus: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Muito simples!
O meu caminho de busca pela minha autenticidade está nas minhas ações para meu coração! (exterior-interior)
Claro que esse caminho será imperfeito se não tiver as graças de Deus, a parte que não me cabe, que sinceramente não sei se são exteriores ou interiores.
Sou um limitado humano...
Mas graça de Deus é assunto para outro texto!

Nenhum comentário: