06 março, 2006

Extraordinário Ordinário...

Talvez uma das minhas maiores dificuldades esteja em não conseguir fazer muito bem as coisas corriqueiras do dia a dia.
Agora mesmo, que estou escrevendo este texto deveria estar prestando mais atenção na matéria que me é apresentada.
Sinto ainda que essa não é uma dificuldade somente minha, pois a professora foi obrigada a mudar os rumos da aula pela não preparação da maioria dos alunos.
Ser Santo no mundo é mais difícil do que imagino.
Viver a santidade é ter consciência da luta contra a mente hedonista que se desenvolve desde o meu nascimento!
Sei, claramente, que viver de uma forma simples tantas vezes me traz uma inquietação, uma vontade de viver extraordinariamente.
Jesus, apesar das algumas ações extraordinárias, nunca apresentou uma proposta de exclusão no mundo, fuga do ordinário, muito pelo contrário, nos chama a ser sal e luz no mundo, na vida normal!
Não adianta, não tenho outro lugar pra ser Santo!
Não tenho outras coisas e pessoas ao meu redor que me falarão de Deus a não ser as coisas e pessoas que estão ao meu lado!
Preciso entender que o Cristianismo veio me devolver o sentido do universo, compreender que tudo, exatamente tudo que eu faço tem um valor aos olhos Divinos: Desde o "Bom dia" que dou para meu amigo de quarto até o meu "tomar banho"!
Tudo, se feito por amor, constrói para a eternidade!
Senão, passa... somente passa...
Apesar de eu não ter dormido muito bem à noite por ter tido alguns pesadelos, o meu amigo de quarto continua sendo uma criatura amadíssima de Deus e o Espírito Santo continua habitando naquele coração e merece ser saldado no rosto desse irmão.
Quando tomo banho estou cuidado do corpo que me foi dado por Deus, e é por meio dele que posso viver o amor!
Do pensar ao falar órgãos trabalham dentro de mim, movidos pela força da vida ou de Deus, para que eu possa ser feliz !
Quantas vezes enxerguei o meu chamado a santidade como algo muito distante?
Quantas vezes me lembro de São Francisco, que viveu de uma forma extraordinária, quando ouço a palavra Santo!
Será que ele não começou sua luta no "vai e vem" dos seus pensamentos cotidianos?
Será que ele não começou sua luta fazendo bem o que deveria fazer?
Ou será que ele viveu em outro mundo?
Muitas vezes pensar em fazer coisas extraordinárias é reflexo da minha mente hedonista!
Por medo de sofrer as dores da simplicidade, procuro viver de sonhos que para serem realizados precisam de muito esforço...
Tento pular a fase do esforço, tento não enxergar o meu contexto social e imagino estar num mundo onde tudo conspira a meu favor!
Loucura a minha!
Não quero com isso dizer que a santidade se dá pelo meu esforço.
Acredito que só compreendo e aceito verdadeiramente a graça quando sou sensível e vivo as coisas mais simples da vida.
Santidade é não faltar a compromissos,
é fazer uma comida gostosa pra agradar a pessoa amada,

é jogar o lixo na lata quando ninguém vê, é escovar meus dentes com cuidado,
é perguntar para o irmão "Tudo bem?!" e não sair antes da resposta,
é conversar com Deus com mais liberdade do que converso com meu melhor amigo!
é ser apedrejado por não concordar com o sexo antes do casamento,
é ser despedido por não entrar no esquema de corrupção da empresa que trabalho,
é olhar no olho do irmão que ajudo na rua...
Enfim, na simplicidade do dia a dia estão minhas melhores oportunidade de viver o evangelho integral de Jesus!

Ou será que Jesus nunca pisou num espinho e foi tentado a xingar um palavrão?

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Rê! Tô bem...
Li isso aki...toca o nosso coração no mais profundo q ele tem! Qtas vezes estamos tristes, desolados, e uma solidão q naum sabe d onde vem?...mas peraí, o q tem haver isso com o q vc escreveu? rs...desculpa, talvez tenha falado d mim..hehe:)
E assim vejo como é bom tentar fazer extraordinariamente as coisas q são ordinárias...tentar ser feliz, p. ex., é td q tentamos fazer todos os dias...e tenho a certeza q nos momentos em q naum conseguimos é pq naum buscamos a felicidade de modo extraordinário! E o mesmo é válido qto à santidade...qto ao amor...
Q Deus nos abençoe pra podermos amar d uma forma totalmente autêntica! Totalmente extraordinária...e q seja tão original, tão intensa, q possa torna-se ordinária! Intrínseca a nós mesmos...
Amo vc com um amor livre, santo e feliz...Hehehehe...
Fk com Deus aí q tô te amando aki!...