16 março, 2006

A verdade foi dura demais...

Hoje pude constatar pela atitude de uma criança que a verdade é dura demais!
Faço um trabalho de educação musical com 20 crianças de 8 a 10 anos de idade num bairro carente de Viçosa e estou nesse projeto há umas 5 semanas.
E foi inevitável durante as aulas me identificar mais com algumas crianças...

E uma garotinha magrinha e com o cabelo meio loiro conquistou meu coração!
Com seu sorriso sempre aberto e sua meiguice meche profundamente com meu coração e me faz experimentar muito da presença viva de Deus nas crianças...
Quando cheguei pra dar aula fui recebido com um abraço da minha menininha Bruninha, foi muito gostoso...
Hoje levei um rap para analisarmos a letra e a música foi escolhida pelas crianças.
Um rap que denuncia à discriminação aos pretos e favelados!
Quando coloquei a música no rádio a Bruninha começou a dançar e meu coração ficou triste, pois percebi que algumas coreografias indecentes estavam "impregnadas" na meiga garotinha.
Logo a repreendi pedindo pra não dançar antes de ouvir o rap.
Percebi que ela ficou triste e ao fim da atividade eu frisei que devemos prestar atenção na letra da música antes de dançar, pois corremos o riscos de dançar de um jeito que não tem nada a ver com a mensagem que a música traz.
E isso atingiu a Bruninha!
Ela não imaginava que eu a desaprovaria em alguma atitude e nem eu pensei que seria necessário desaprovar em algum momento as atitudes daquela menina linda.
Mas foi preciso! E isso me doeu... doeu muito!
E quando fui despedi das crianças queria dar o costumeiro abraço na minha preferida criança e ela correu e disse que não ia me abraçar porque eu era um chato!
Nossa! Doeu demais meu coração...
Fingi que estava tudo bem e continuei me despedindo das outras crianças, mas meu coração estava quebrado.
Ao final de tudo, quando já estava fora da escola esperando o ônibus, a Bruninha apareceu na janela e disse: “Tchau seu chato! Não volte nunca mais!”.

Ainda tentei me desculpar dizendo que eu a amava do mesmo jeito, mas ela não me deu ouvidos...
Percebi que minha atitude de repreender a garotinha, naquilo que considerei como errado, foi muito dura para ela.
Mas com certeza essa verdade foi muito mais dura pra mim!
Espero que um dia ela me aceite de novo na sua convivência, mas se for preciso deverei ser o eterno chato em nome da verdade...
Doa a quem doer! Mesmo que seja a criancinha mais linda do mundo...
Pude entender um pouco do sofrimento de Jesus quando exortava as pessoas e era apontado como um chato.
Quanta dificuldade e dor existem no amar!

Quanto sofrimento em levar o sofrimento necessário para quem amo!
Hoje a verdade, saída da minha boca, foi muito dura comigo mesmo!

Senhor,
Eu sei que o amor vale à pena...
Mas não tenho forças para vivê-lo na integridade,

Dá-me forças!

Um comentário:

Anônimo disse...

São Renatim,
a sinceridade das criaças é o que mais me agrada..e é justamente por isso que peço que acalme seu coraçãozinho...pois da mesma forma com qua a Bruninha (que nem conheço mas já mora no meu coração) expôs toda a decepção com suas palavras, ela tb lhe perdoará..e mais que isso as suas palavras que tanto incomodaram aquela criança naquele momento..um dia, cedo ou tarde, ela entenderá..espero que ela entenda sem sofrer..como foi o meu caso!!
Qndo tinha uns 10 aninhos...explodiu aquele sucesso que se chamava "é o tchan", eu achava lindo a tal da carla peres dançando e ficava longas tardes de domindo assitindo faustão e gugu pra aprender as tais coreografias..achava lindo ir nos carnavais e as amigas da minha mãe elogiarem minha "performance"..graças ao BOM DEUS pude conhecê-lo melhor e perceber que existem coisas que verdadeiramente preenchem um coração que tem necessidade de amor e de amar..outras tantas crianças cresceram achando isso bonito e não reconheceram seus corpos como verdadeiros templos do Senhor..
Não posso de reprovar ou aprvar sua atitude com a Bruninha pq não sou dona da verdade...talvez palavras não tão duras..não sei mesmo..
só sei lhe dizer que suas palavras foram como semente num coraçãozinho de terra árida que é o croração da pequenina..oq fazer então?..regar essa coração para que Deus multiplique nele a capacidade de amar que por natureza já lha foi dado!!
OBrigada pela atenção!!tá anônimo mas vc sabe quem escreveu né!!
Bjão!!
continue assim..amando sempre!!