25 fevereiro, 2006

A verdade é simples assim?

E a resposta é sim, muito simples!
Viver o evangelho na sua integridade não é nada complexo, pois a complexidade necessária já nos foi dada: Temos corpo, mente e espírito salvos pelo sangue de Jesus e prontos para viver o “amar e ser amado” para o qual fomos criados.
Viver o evangelho integral é viver a simplicidade do amor e reconhecer quem está por detrás disso tudo!
Não quero, com esses comentários, desmerecer a teologia, sociologia ou antropologia com seus discursos por demais complexos, às vezes.
Fico com uma palavra do próprio Jesus: “Daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
À Ciência cabe o que é da ciência e a Deus cabe Deus!
Nada que eu diga, ainda que me recorra aos mais profundos estudos ou à minha visão de vida, é a verdade absoluta!
A verdade não é moldada pelas palavras...
A palavras fazem uma referência à verdade, mas essa está longe de ser entendida em sua essência somente pelo que ouço dizer ou digo!
A verdade está no amor, que é o chamado maior de todo ser humano.
É amando que sou livre a partir da verdade à cerca de mim mesmo dada pelo próprio Deus.
O que sou não é mostrado pelo que penso!
Eu não sou o que penso!
Posso pensar dizer a verdade quando passo longe dela...
Posso pensar ser um amigo quando sou um inimigo...
Posso pensar estar amando quando estou ferindo...
Posso pensar ser um Deus quando sou um pó...
O que sou, realmente, é revelado na minha simplicidade e humildade de não esconder minha miséria...
A verdade se dá num coração aberto à ser ferir!
A verdade se dá num coração que corre riscos, assim como Jesus correu!
Enquanto eu tenho medo do que os outros pensam sobre mim ou me incomodo com o que pensam sobre eles mesmos estou preso!
E se estou preso, ainda não conheci a verdade que me liberta.
E quando eu me esforço para entregar eu mesmo para o outro, expor meus sentimentos, misérias e dons, tenho a graça de ver com os olhos de Deus.
Olhos que enxergam a essência e não a aparência...
Olhos que enxergam a verdade pura e simples...
Posso estar equivocado com tudo que eu disse, mas as duas maiores certezas que tenho hoje: “Não sou Santo e quero ser Santo” foram-me reveladas em minha busca de viver a simplicidade!
Quanto mais sei da minha miséria nua, crua e verdadeira, mais sei do Deus simples e de puro amor!

Senhor, por favor, me dê a graça de ter minha liberdade presa à Ti,
Me dê a graça de ter minha verdade como continuidade da Sua!
Amém...

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa Rê, acho q vou guardar seus escritos para fazer um livro..
eu também acho q o amor é simples...as consequências dele é q não são simples..o amor na íntegra exige despojamentos...Jesus é a prova disso...O Amor que Ele nos ensina é aquele que é capaz de morrer para o outro viver..
Nós queremos Amor mas não queremos a Cruz..não existe Amor sem Cruz..justamente pq as maiores trocas de Amor são feitas na Cruz!!
São Renato Luiz..ainda bem q vc escreve..vai ser mais fácil coletar material pra sua beatificação!!rsrs
tô te amando aki!!