28 novembro, 2006

O que espero de um amigo...

Começo esse texto entendendo que para meus anseios de amizade serem atendidos eu preciso, antes de qualquer outro, seguir os meus próprios conselhos e ser o melhor amigo que puder...

* Espero de um amigo um “Oi, tudo bem?” verdadeiro...

Oi, tudo bem?
Esse é o cumprimento mais comum que existe hoje em dia, no entanto poucas são as pessoas que notam que essa frase é uma interrogação e precisa de uma resposta.
Digo por mim mesmo, quantas vezes eu digo “Oi, tudo bem?” mas pensando que estou dizendo outra coisa do tipo: “Oi, estou com muita pressa!”.
Eu espero que um amigo diga “Oi, tudo bem?” e pelo menos espere que eu diga “Sim, tudo bem!”

* Espero de um amigo um “Oi, tudo bem?” no olhar...

Acho que esperar pela resposta do “Oi, tudo bem?” ainda é pouco para um amigo.
Penso que a linguagem do amor está além do português. Por isso eu posso continuar entendendo “Oi, estou com muita pressa!” mesmo se meu amigo esperar por uma resposta para o seu “Oi, tudo bem?”, mas não demonstrar com seu olhar um interesse por minha pessoa.
Eu tenho muita dificuldade de mostrar quem eu sou quando não SINTO que o outro se interessa realmente por minha vida.
E o verbo é esse mesmo: SENTIR...
Amor a gente sente...
Eu posso dizer mil vezes “Eu te amo!” para uma pessoa, mas se minhas palavras não atingirem o coração dela, serão palavras vazias...
Eu, sinceramente, espero que o “Oi, tudo bem?” do meu amigo atinja meu coração.

* Espero de um amigo um “Oi, tudo bem?” sem cobranças...

As vezes eu entendo o “Oi, tudo bem?” do meu amigo como “De novo vc com essa cara?” e isso é muito ruim!
Já me travo e não consigo falar de verdade o que estou sentido...
Ou então quando o amigo chega cheio de conselhos e nem sequer pergunta o que realmente está acontecendo comigo.
Já me cobro muito mais do que qualquer outra pessoa.
Entendo que existe um jeito de cobrar da pessoa que se ama, mas penso que é extremamente difícil viver bem esse jeito.
Se ele não é acompanhado de lembranças do amigo realmente se importando comigo, a cobrança vira uma cobrança por cobrança e me deixa sem a menor vontade de dizer que eu sou.
.
Pode ser que no meio dessas palavras estejam misturadas minhas carências afetivas e um romantismo exagerado, mas espero poder contribuir mostrando um pouco da minha verdade.
Que Deus nos abençoe e nos instrua no caminho para sermos bons amigos
!

Um comentário:

Alberto Vieira disse...

olá Renato!!!

A nossa pressa, o nosso ativismo louco nos deixa distante daquilo que realmente eramos pra ser.

Vejo q devemos buscar mudar a nos mesmos diariamente e vejo isto de uma forma bem legal em voce!

O seu simples gesto de abraçar as pessoas quando as encontra eh motivante e exemplar!

Deus te abençoe !!

abraços