23 novembro, 2006

Eu quero ser santo!

Não dá pra não reparar nas atitudes dos cristãos...
Como pouco se diferem das atitudes mais presentes no mundo:
Desconfiança, julgamento, discussões para impor uma opinião, pagamento com mesma moeda, cobrança exagerada do outro, amor que espera recompensa, dentre outras...
Ser santo não implica ter atitudes santas?
Ter atitudes santas não implica ter atitudes separadas ou diferentes das do mundo?
Sei bem que não é fácil!
Basta olhar pra mim e perceber tanto mal que faço, mesmo não querendo...
Mas uma coisa eu posso afirmar: tenho a santidade como meu projeto de vida!
Quantos cristãos têm a santidade como projeto de vida?!
Pra mim, desejar ser santo é refletir a todo instante sobre as minhas ações e sofrer me arrependendo de cada mal que faço...
Eu disse de cada mal que faço...
Sinto que quando olho pra mim e analiso o que fiz durante o dia, por mais que eu esteja ciente de que não serei forte o suficiente pra mudar radicalmente as minhas atitudes, o meu coração se abre para a graça...
Reconhecer minhas impossibilidades abre minha vida para a graça...
Reconhecer-me criatura, incapaz de fazer qualquer coisa boa, me abre para a graça...
Mas esse reconhecimento tem um custo...
Custa perder tempo na oração e se deparar com “o monstro” que eu sou...
Custa aceitar que a maioria das minhas escolhas foram más por terem sido feitas para suprir um desejo carnal...
Custa entender que por ser escolhido de Deus, não sou o melhor, pelo contrário...
Deus escolhe os fracos pra confundir os fortes...
Custa pensar em Deus todo tempo do meu dia...
Custa ainda morder a língua quando tiver vontade de maldizer alguém...
Custa dar a outra face quando alguém me der uma bofetada...
Custa ficar no prejuízo financeiro e outros mais...
Custam lágrimas, custa choro sincero...
Custa negar a mim mesmo e perder minha vida...
Quantos querem “pagar” esse preço?!
Quantos querem passar por cima das imposições sociais, mas não com uma vontade satisfação própria, e sim olhando as necessidades do próximo?!
Quantos querem ignorar suas vontades de serem aceitos pelos homens e serem eles mesmos?!
Quantos?!
Com muita dor no coração eu digo: Eu quero!
Posso ver a ponta da cruz vindo em minha direção...
Posso sentir certa dor na minha testa, parece ser uma coroa de espinhos...
Posso tocar uns cravos que estão prestes a entrar em minhas mãos e pés...
Vejo chicotes...
Mas posso ver também uma luz diferente...
Diferente de tudo que eu já vi antes, parece que vem acompanhada de uma paz que não se encontra em lugar nenhum do mundo...
Parece que traz consigo uma vida plena, abundante, verdadeira...
Nessa vida não existe prisão...
Tudo é livre, absolutamente livre...
Será que isso é o céu?

Continuo com muita dor no coração, mas reafirmo: Eu quero ser santo!

3 comentários:

GB Silva disse...

Belíssimo!
Não apenas pelas palavras bem escolhidas, mas pelo reconhecimento da Graça que nos constrange e nos motiva a viver em santidade.

Esse foi sem duvida, seu post mais agostiniano. Alias, vc é grande agostiniano e nem sabe! (rsrs)

Um grande abraço, amigo.

Lissânder disse...

Obrigado pelo comentário, brother! Deus seja contigo!

Anônimo disse...

Esse texto é realmente muito lindo, é assim que eu penso e é assim que eu quero ser. Santo, nao pra ser melhor do que os outros mais ser o melhor para os outros como dizia o nosso querido e saudoso Pe. Léo. Ja assumi em minha vida esse projeto de vida, Ser santo assim como meu Pai que está no céu é santo.
Forte abraço e fique com Deus.