16 dezembro, 2008

Ainda falando de amor...

“...O amor não é baseado na disposição de ouvir, de compreender os problemas dos outros ou de tolerar sua alteridade. O amor é baseado na mutualidade da confissão de nosso “eu” inteiro para o outro. Isso nos torna livres para declarar não só: 'Minha força é sua força', mas também: 'Sua dor é minha dor, sua fraqueza é minha fraqueza, seu pecado é meu pecado'. É nessa íntima confraternização dos fracos que nasce o amor...” (Henri Nouwen)

O texto fala por si só, mas fiquei pensando... As vezes que me senti mais amado foram aquelas em que o amigo teve a coragem de compartilhar, verdadeiramente, suas fraquezas comigo! Faço isso muito pouco, e quando faço, posso perceber um certo interesse da minha parte...

O amor sincero, como diz o Henri Nouwem, é extremamente arriscado. “Se eu te mostrar quem eu verdadeiramente sou, você não vai querer mais ser meu amigo”, essa é uma possibilidade negativa e real que existe no fato de amar verdadeiramente, ou se dar para o outro. O que não devemos fazer é fugir dessa possibilidade, que apesar de ser, a principio muito dolorosa, é a mesma possibilidade que nos fará crescer na experiência do amor!

Como preciso me amadurecer nisso...

Um comentário:

orvalho do ceu disse...

Ei,
Agora vc chegou no meu "ponto fraco"... aprendi com um grande amigo que o AMIGO é aquele que, justamente, nos conhecendo... continua a ser nosso amigo... Se a gente não se revelar, transparentemente, perdemos a oportunidade única de, ao menos um no mundo, nos amar...
Sejamos flexíveis e teremos o Céu perto de nós ( o AMIGO)...
Abraços fraternos
Roselia
espiritual-idade.blogspot.com