17 outubro, 2007

Experiência de ser pai...

Podem ficar tranqüilos que eu e a Grazy ainda não vamos nos casar! Hehehehe...
Esse título é pra falar um pouco da experiência que tive ontem à noite e continuo tendo no dia de hoje...
Já faz um tempinho que li o livro “A volta do filho pródigo” do Henri Nouwen, em que ele faz uma análise da Parábola do Filho pródigo de uma forma espetacular...
O livro é dividido em três partes.
Na primeira ele nos leva a fazer uma reflexão sobre as vezes que nos comportamos como o filho pródigo. Pedimos a parte que nos cabe na herança e vamos embora!
Na segunda parte do livro nos identificamos com o filho mais velho, que teve ciúmes e raiva quando o pai usou de misericórdia para com o filho mais novo.
E na terceira e ultima parte passa-se a refletir o papel do pai...
Eu me lembro como se fosse hoje, que logo depois que terminei de ler o livro eu disse: “Como eu gostaria de ter atitudes como esse pai amoroso da parábola!”
O fato é que nesses dias tenho experimentado uma oportunidade de viver um pouco do sentimento do pai.
Não tenho filhos naturais...
Mas tenho partes em mim que considero filhos “espirituais”, e algumas “riquezas” julgadas por mim mesmo.
Bom, ontem na minha oração pude perceber como foi libertadora a reflexão sobre a imagem do pai misericordioso....
Não refleti sobre a misericórdia dele por aceitar o filho de volta, mas sobre o ato de deixar o filho ir com a parte da herança...
Percebi que estava bastante apegado numa situação em que eu precisava deixar meu filho ir com parte da minha “riqueza”....
O que refleti foi: “O que é a riqueza?”, “Pra que ela serve?”...
E pude imaginar que aquele pai amoroso da parábola sabia que a riqueza maior era a experiência de vida que o filho conseguiria depois de ir embora, depois de viver na própria pele as dificuldades do ser humano.
Acho que deixei meu filho ir embora...
Meu coração fica na mão, mas agora conto com a confiança no Pai de todos os pais, Aquele que sempre nos ampara!
Me sinto mais livre...
E sei que aprenderei muito com esse filho que está partindo...

Um comentário:

Alberto Vieira disse...

legal Renato! Deus o abençoe!!

abraços