08 agosto, 2008

Aceitar o que é bom...

Tenho percebido que uma das maiores dificuldades do homem moderno é de se permitir ser amado.
Eu tenho uma suspeita do que venha a ser a causa dessa dificuldade...
Além da nossa educação, que conta muito, tenho por mim que é “doloroso” ser amado...
Pra fazer essa experiência, verdadeiramente, nós precisamos compreender que somos frágeis e que necessitamos de ajuda.
Pra mim essa é a melhor definição de “arrependimento” que encontramos na bíblia como um requisito à salvação.
Não se trata de um sentimento de culpa ou remorso continuo, mas de uma disposição em entender que o seu comportamento era o de uma pessoa um tanto ou quanto auto-suficiente, que por achar que podia controlar sua vida acabava se afastando de Deus e das pessoas ao seu redor.
Seres humanos são limitados! Isso é um fato!
E durante toda a nossa vida teremos necessidades uns dos outros.
Penso que a dificuldade de nos deixarmos ajudar pelos amigos mostra muito do nosso relacionamento com Deus.
Acho que é melhor ser “folgado” e “aproveitar” da boa vontade dos outros do que ser orgulhoso e não aceitar a mão de alguém.
O “folgado” terá oportunidade, um dia, de olhar pra trás e perceber o quanto foi amado e assim se converter numa pessoa que também ama.
O orgulhoso não terá essa oportunidade enquanto não experimentar, de fato, a misericórdia dos outros.
Tenho passado por situações que exigem de mim uma humildade, que muitas vezes não tenho, para aceitar ajuda. Começo a perceber que esperdiço o amor de Deus por mim, através dos amigos, cada vez que não aceito a sua ajuda.
Hoje eu sou muito grato a esses amigos, pois me ensinam o que é misericórdia e como ser misericordioso...

Um comentário:

Tiago Lacerda disse...

Caro Renato,
Ser misericordioso não é fácil mesmo. O Evangelho de hoje nos ensina que é para deixar de lado o orgulho e buscar a reconciliação, mesmo se for o outro o culpado pelo distanciamento; Jesus nos pede humildade, simplicidade que nos levará a viver juntos como comunidade, familia e menos difenças.
Gostei muito de suas palavras neste texto, são de uma sensibilidade que não pode-se mensurar, isso porque são palavras evangelicas, que buscam levar o amor ou simplesmente compreendê-lo para ser "um ser melhor". Amigo, forte abraço.