06 novembro, 2007

Eu, pequena alma...

“...Espero tudo do Bom Deus como uma criancinha espera tudo do seu pai.”

Ao ler a biografia de Teresinha pude perceber todo o seu amadurecimento até chegar ao ponto de afirmar tão sinceramente essa profunda frase.
Infância espiritual é o nome que os teólogos dão à mística teresiniana. De fato, o paradoxo da santidade foi encarnado na vida dessa jovem. Quanto mais mergulhava nos mistérios divinos, mais ela era simples e falava de amor de uma forma tão verdadeira.
Como é difícil esperar tudo do Bom Deus!
Ou melhor, como é difícil, antes de tudo, ter fé na imagem do Bom Deus...
A primeira graça que Teresinha acolheu foi a purificação de sua imagem de Deus.
Deus é bondade em sua essência...
Vejo que um motivo para nossa dificuldade em entender e viver essa verdade plenamente está no fato de não termos exatamente nada que se compare à bondade de Deus.
Depois de estudar um pouco de sociologia estou convencido de como a educação influencia na formação de uma cosmovisão.
Esperar tudo do Bom Deus é o caminho contrário do que aprendemos no sistema sócio-econômico Capitalista. Somos criados na cultura do “fazer por onde”, “fazer por merecer” e nos desvencilhar disso é realmente trabalhoso!
Dessa forma, considero muito ativa essa espera em Deus. É uma luta!
É um constante “vender todos os bens e dá aos pobres”!
Mas é tão confortante saber que existe um caminho de santidade tão simples que espera por mim...
Abandono, confiança, humildade e amor!
Eis as chaves que Jesus colocou nas mãos de Teresinha, e hoje coloca nas minhas também.
Não nasci para grandes obras, mas nasci pra ser santo!
Por isso me identifico tanto com Santa Teresinha, alma pequena, como ela mesmo se considerava...
Desconheço uma pessoa que viveu tão plenamente em apenas 24 anos!

Eu te louvo, ó Deus, por me dar o conhecimento dessa santa que mergulhou na tua vida.
Obrigado Jesus, pois a Graça dispensada a Teresinha chegou até mim!

Nenhum comentário: