09 fevereiro, 2007

Peso da santidade...

Hoje estou sentindo um pouco o peso da palavra santidade.
Um dia decidi que ela faria parte do meu vocabulário.
Outro dia entendi que vive-la é possível.
Num outro pensei que eu a conhecia completamente.
Quão enganado eu estava...

Entender que posso ser santo é uma grande libertação, no entanto é apenas o primeiro passo.
A santidade se faz nos pequenos detalhes do dia a dia.
Pra eu saber se sou santo basta que eu olhe para meus relacionamentos com meus amigos de república, por exemplo, que se deparam com as várias faces de mim.

É...
Estou muito longe...
Ainda não sei parar, e olhar no olhos como Jesus fazia...
Não sei escutar, nem compreender como Jesus...
Não sei controlar meu orgulho...
Meus instintos quase sempre me dominam...

É triste admitir, mas sou extremamente desobediente a Deus!
Uma coisa é errar sem saber que está errando...
Outra coisa é ignorar seu próprio conhecimento do que é certo e errado...
Dói...
É difícil!
É simples...

Acabei de apagar uma frase que tinha escrito:
“Quando será que isso vai mudar?”
É bobagem eu viver pensando que algo extraordinário vai acontecer para que eu mude.
Eu sei o que fazer pra mudar!
A mudança se dá através das minhas tentativas...
Ah! Eu não tenho tentando o tanto que poderia...

Não mesmo! Confesso!
Dá pra tentar muito mais, mesmo não sabendo se conseguirei...
A sensação que tenho é que se eu continuar não tentando, vou parar!
Não quero parar...
Me comprometo: Vou tentar!!!

E quando eu começar a esquecer desse comprometimento, ou melhor, quando eu começar a fingir que esqueci, Deus há de intervir!

Ah! Senhor...
Na minha liberdade eu te suplico que me prenda a ti...
Fica comigo! “Preciso da tua presença pra não te ofender!” e ser santo...

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente nao é facil, perceber que tanto falamos em santidade, mas vivemos tao pouco. Perceber que nao sou nada parecida com Jesus, quando estou com os mais proximos, e os que precisam de mim.
Eu tb continuo tentando...
Deus abencoe sua caminhada rumo a tao sonhada santidade.
Que Deus nos leve ate o ceu.
Peçamos a Ele um "elevador", ja que somos fracos... ja dizia Sta Teresinha.
Bjs Re

GB Silva disse...

A contradição que os caminhantes da Graça sofrem são infindas!

Deus pede nosso esforço, mas sem esquecermos da sua poderosa Graça.

Tentamos ser santo, mas o tempo inteiro não conseguimos. Porém, somos sempre exortados a continuar.

Quero prosseguir navegando nesse mar de ambigüidades que Crito me permitiu passar.

Que a sua Graça me baste!

Abração

Padre César disse...

Olá Renato,

Fico admirado com seu carinho, sua fé e sua espiritualidade... Continue sempre assim meu irmão, seja um amante das coisa mais simples, pois são através delas que Deus mais se manifesta a nós

Abraço,

Pe. César.