29 janeiro, 2007

Entre a privacidade e o egoísmo...

O que deve ser privacidade para um cristão?

Posso “esconder” minha vida sabendo que ela não é minha?

De fato algumas vezes Jesus requereu uma certa privacidade, mas essas vezes em que Ele fugiu para um lugar escondido carregavam em si um propósito extremamente santo: estar com o Pai.
Olhando para mim e para outros cristãos constato uma grande dificuldade em estar “disponíveis” para outras pessoas como Jesus sempre esteve. Não estou dizendo que sempre temos que abdicar dos nossos planos para atender as expectativas das pessoas.
O que observo é que muitas vezes nem damos oportunidade das pessoas nos revelarem as suas necessidades. Com a justificativa da privacidade nos fechamos de uma forma condenável aos olhos da Perfeição.
Sei bem que precisamos de algumas reservas, não dá pra expor toda minha vida para todas as pessoas. O que não posso esquecer é que, como tantas coisas que não sei, sou impossibilitado de saber se alguém precisa ou não dos meus dons apenas com uma análise superficial. Se eu não me “sacrificar” para deixar alguém entrar na minha casa, não compreenderei em que posso ser-lhe útil.
Quero com este texto trazer uma provocação pra mim mesmo e para quem o lê:

O que Deus pensa de mim quando vejo alguém que não me simpatizo muito e mudo de lado na rua?

Sou cristão quando bloqueio um amigo no MSN porque o papo com ele é meio chato?

Como Jesus agiria nessas situações?

A palavra de Deus me revela que não sou dono da minha vida e por isso não tenho o direito de escondê-la. Tenho sim o direito à privacidade, mas desde que essa privacidade seja para promover meu encontro com o Pai e assim ser melhor para mim mesmo e para os outros que necessitam dos meus talentos.
Provavelmente não será amanhã que conseguirei realizar plenamente toda essa santidade que estou propondo, mas preciso fazer dela um projeto de vida, caso contrário, não devo ser chamado cristão.
Privacidade sim, egoísmo não!

2 comentários:

Alberto Vieira disse...

Oi Renato!

Eh esta questao de enxerguar a necessidade do proximo é algo mto dificil. (eh algo q tenho extrema dificultade).. Mas é mto importante para as atitudes cristãs.. talvez ate essecial.


abraços

Alberto

Anônimo disse...

legais as mudanças no blog... abço...