26 dezembro, 2007

ser Luz de Verdade...

“...Sem dúvida, como santa Madalena, fica aos pés de Jesus, escuta suas palavras suaves e calorosas. Parecendo nada dar, dá muito mais que Marta, que se atormenta a respeito de muitas coisas e gostaria que sua irmã a imitasse. Não são os afazeres de Marta que Jesus censura, esses trabalhos, sua divina Mãe submeteu-se humildemente a eles a vida toda, pois cabia a ela preparar as refeições da Sagrada Família. É apenas a inquietação de sua dedicada anfitriã que Ele quer corrigir. Todos os santos compreenderam isso e, mais particularmente, talvez, os que iluminaram o universo com a doutrina evangélica. Não foi na oração que os santos Paulo, Agostinho, João da Cruz, Tomás de Aquino, Francisco, Domingos e tantos outros ilustres amigos de Deus foram encontrar essa ciência divina que encanta os maiores gênios? Um cientista disse: "Dêem-me uma alavanca, um ponto de apoio, e levantarei o mundo". O que Arquimedes não conseguiu obter, porque seu pedido não foi feito a Deus e era feito só do ponto de vista material, os santos o obtiveram em toda a sua plenitude. O Todo-Poderoso deu-lhes como ponto de apoio: Ele próprio e só Ele. Como alavanca: a oração que abrasa pelo fogo do amor. Foi com isso que ergueram o mundo. É com isso que os santos que ainda militam o erguem. Até o final dos séculos, será com isso também que os santos que vierem haverão de erguê-lo.” (Teresinha)
________________________________
.
Obrigado Senhor, porque essas palavras de Teresinha vieram acalmar meu coração e trazem uma resposta de paz à minha inquietação por ler uma entrevista do Leonardo Boff. Quantos pecados ele revela a cerca do papa, bispos e padres! Quão desanimado tende o meu coração a ficar diante de tal situação. A Igreja é uma farsa, ela mente? Questionei eu na minha pequenez... Não! Não pode ser... Se assim o fosse não poderia ter te conhecido por meio dela. O pecado é uma farsa, não a Igreja em sua essência, não o teu Corpo Místico! De fato, ela é composta de pecadores, assim como eu. E de pecado, tenho entendido bem, principalmente nestes últimos dias. Tenho deparado com tamanhas limitações minhas. Seria capaz de fazer coisas horríveis se a tua graça não tivesse me alcançado.
Não posso olhar para os erros da Igreja diferentemente de como olho para os meus próprios erros! Não posso! Isso é uma injustiça... Também não posso relativisar e dizer que tudo que o Boff sofreu em Roma não é nada! De fato foi e continua sendo um grande pecado. Mas o Senhor me traz um entendimento a cerca da santidade neste momento. Por mais errada que seja as leis da Igreja, a tua graça pode ultrapassar tudo isso. Não foi assim que aconteceu com Teresinha? Quantas falhas a Igreja possuía naquela época em que ela se decidiu por viver a tua própria vida nela? E quão obediente foi Teresinha a essa mesma Igreja? E não ultrapassastes todos os limites do pecado humano e fizeste Teresinha brilhar como uma luz de verdade para a própria Igreja? Não é ela tida como a santa que adiantou pensamentos do Vaticano II?
Como isso conforta o meu coração meu Pai! Por maiores que sejam as minhas dúvidas sobre a doutrina da Igreja Católica, posso transcender à estas questões se realmente for o que nasci pra ser! Ser realmente for perfeito na busca por te agradar e nada mais...
Agora compreendo que tanto o papa, quanto cardeais, bispos, padres e o próprio Leonardo Boff caíram no erro de Marta e Arquimedes! Se inquietaram com questões erradas! Tanto o trabalho de disciplina do Vaticano como a luta pela causa dos pobres do Boff são louváveis, desde que tenha o propósito de te agradar somente! Pra mim é claro... esse propósito foi colocado de lado!
Respira livre o meu coração, mesmo que venha ser acusado de relativista, sinto uma enorme paz em entender assim os pecados dos homens e da Igreja. Tenho forças e esperança pra continuar... De fato, se eu for o santo que Deus quer que eu seja, poderei atingir os pecados institucionais sem, talvez, precisar mencionar uma palavra a cerca disso!
Que a tua graça me baste! Amém...

21 dezembro, 2007

Meu pecado não é só meu!

Ontem tive uma experiência muito forte de sentir o quanto o meu pecado expressa uma falta de amor para com meus irmãos!
Fiquei pensando que eu deveria estar preocupado em não ofender a Deus, mas depois refleti: Como amo a Deus? Não é amando meus irmãos?
Quando peco me afasto de Jesus, que é a própria unidade de todos nós, a cabeça do Corpo. E consequentemente me afasto dos meus irmãos, membros deste Corpo...
Obrigado por revelar isso Senhor, peço-te a graça de cada dia pra ser santo...

10 dezembro, 2007

O amor compreende, não soluciona problemas...

_ Meu amigo, vc já fez a experiência de ter um companheiro verdadeiro, daqueles que vc pode se abrir inteiramente? Contando seus pecados e todas as suas limitações?
_ Sim! Já me abri algumas vezes com amigos, mas sempre tive a impressão de que eles me ouviam buscando solucionar meus problemas.
_ Eu te entendo, eu já fui um desses amigos que buscam solucionar problemas dos outros... *
.
Depois de um tempo eu aprendi que só preciso compreender e me compadecer da dor do outro! A solução quem dá é Deus...

(*Trecho de um diálogo que vivi ontem...)

04 dezembro, 2007

De pouco a pouco...

Hoje estou feliz...
Apesar de eu não estar num mar de rosas...
Como isso é bom! Alegrar-me com a graça de hoje...

Ontem experimentei de uma coisa muito boa, mais uma pouco da verdade que me liberta...
Descobri que muitas vezes não conseguia compreender as atitudes negativas das pessoas diante do meu suposto “amor” para com elas...
Foi doloroso perceber que na verdade, eu não as amava, mas projetava minhas carências sobre tais relacionamentos. Era um amor interesseiro...
Tipo: "Eu te dou amor pra vc me dar também!"
Muito simples né? Tão presente em minha vida e eu não percebia...
E pra amar dessa forma interessada tantas vezes eu cometia pecados...
Que loucura isso! Cheguei ao ponto de justificar meus pecados pelo meu suposto “amor” pelo próximo...
O verdadeiro amor não vive na acomodação do pecado...
Ele vive na tentativa de não pecar...
Ah! Como isso me libertou...
Compreendo que cada vez que deixo de pecar, eu, definitivamente, me aproximo de Deus!
E este é o desejo mais profundo do meu coração:
Estar próximo do Bom Deus...