26 dezembro, 2007

ser Luz de Verdade...

“...Sem dúvida, como santa Madalena, fica aos pés de Jesus, escuta suas palavras suaves e calorosas. Parecendo nada dar, dá muito mais que Marta, que se atormenta a respeito de muitas coisas e gostaria que sua irmã a imitasse. Não são os afazeres de Marta que Jesus censura, esses trabalhos, sua divina Mãe submeteu-se humildemente a eles a vida toda, pois cabia a ela preparar as refeições da Sagrada Família. É apenas a inquietação de sua dedicada anfitriã que Ele quer corrigir. Todos os santos compreenderam isso e, mais particularmente, talvez, os que iluminaram o universo com a doutrina evangélica. Não foi na oração que os santos Paulo, Agostinho, João da Cruz, Tomás de Aquino, Francisco, Domingos e tantos outros ilustres amigos de Deus foram encontrar essa ciência divina que encanta os maiores gênios? Um cientista disse: "Dêem-me uma alavanca, um ponto de apoio, e levantarei o mundo". O que Arquimedes não conseguiu obter, porque seu pedido não foi feito a Deus e era feito só do ponto de vista material, os santos o obtiveram em toda a sua plenitude. O Todo-Poderoso deu-lhes como ponto de apoio: Ele próprio e só Ele. Como alavanca: a oração que abrasa pelo fogo do amor. Foi com isso que ergueram o mundo. É com isso que os santos que ainda militam o erguem. Até o final dos séculos, será com isso também que os santos que vierem haverão de erguê-lo.” (Teresinha)
________________________________
.
Obrigado Senhor, porque essas palavras de Teresinha vieram acalmar meu coração e trazem uma resposta de paz à minha inquietação por ler uma entrevista do Leonardo Boff. Quantos pecados ele revela a cerca do papa, bispos e padres! Quão desanimado tende o meu coração a ficar diante de tal situação. A Igreja é uma farsa, ela mente? Questionei eu na minha pequenez... Não! Não pode ser... Se assim o fosse não poderia ter te conhecido por meio dela. O pecado é uma farsa, não a Igreja em sua essência, não o teu Corpo Místico! De fato, ela é composta de pecadores, assim como eu. E de pecado, tenho entendido bem, principalmente nestes últimos dias. Tenho deparado com tamanhas limitações minhas. Seria capaz de fazer coisas horríveis se a tua graça não tivesse me alcançado.
Não posso olhar para os erros da Igreja diferentemente de como olho para os meus próprios erros! Não posso! Isso é uma injustiça... Também não posso relativisar e dizer que tudo que o Boff sofreu em Roma não é nada! De fato foi e continua sendo um grande pecado. Mas o Senhor me traz um entendimento a cerca da santidade neste momento. Por mais errada que seja as leis da Igreja, a tua graça pode ultrapassar tudo isso. Não foi assim que aconteceu com Teresinha? Quantas falhas a Igreja possuía naquela época em que ela se decidiu por viver a tua própria vida nela? E quão obediente foi Teresinha a essa mesma Igreja? E não ultrapassastes todos os limites do pecado humano e fizeste Teresinha brilhar como uma luz de verdade para a própria Igreja? Não é ela tida como a santa que adiantou pensamentos do Vaticano II?
Como isso conforta o meu coração meu Pai! Por maiores que sejam as minhas dúvidas sobre a doutrina da Igreja Católica, posso transcender à estas questões se realmente for o que nasci pra ser! Ser realmente for perfeito na busca por te agradar e nada mais...
Agora compreendo que tanto o papa, quanto cardeais, bispos, padres e o próprio Leonardo Boff caíram no erro de Marta e Arquimedes! Se inquietaram com questões erradas! Tanto o trabalho de disciplina do Vaticano como a luta pela causa dos pobres do Boff são louváveis, desde que tenha o propósito de te agradar somente! Pra mim é claro... esse propósito foi colocado de lado!
Respira livre o meu coração, mesmo que venha ser acusado de relativista, sinto uma enorme paz em entender assim os pecados dos homens e da Igreja. Tenho forças e esperança pra continuar... De fato, se eu for o santo que Deus quer que eu seja, poderei atingir os pecados institucionais sem, talvez, precisar mencionar uma palavra a cerca disso!
Que a tua graça me baste! Amém...

Um comentário:

Unknown disse...

Como já dizia Jeremias, que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. A graça dEle nos basta e seu poder se aperfeiçoa na nossa fraqueza.

Que Deus continue te abençoando meu irmão. Tenha um ano transbordante na presença de Deus. Grande abraço...