15 março, 2007

Tudo é Graça!

Como é bom ter amigos!
Como é bom, também, ficar um tempo longe dos amigos e poder relembrar das conversas de um jeito diferente: Agora são só eu, as palavras lembradas e Aquele que move toda lembrança...

“Tudo é graça!” Era o que Teresinha dizia no auge do seu amadurecimento espiritual e foi também o que um padre disse para minha amiga: “Tudo é graça, tanto as coisas boas quanto as coisas ruins que nos acontece. E essas palavras confortaram o coração da minha amiga, pude perceber claramente quando ela me contava meio emocionada.

“Preciso te dizer como a doença do meu me ensinou sobre a vida...” Essa frase foi dita por um amigo que perdeu seu pai recentemente, depois de uma batalha contra um câncer. Quando ele me disse isso, logo veio à minha mente, novamente, as palavras “Tudo é graça!”.

Cada dia tenho percebido mais como a vida tem sentido. Percebo ainda que sofrimento e morte fazem parte da vida, portanto, também têm um sentido. A angustia que sinto agora, por ter lido um trecho do livro “O céu começa em você” que fala sobre a soberba, é muito benéfica pra mim e para os outros que estão em minha volta.

Sofrer com o embate entre o que sou e o que deveria ser é saudável quando, a partir dessa reflexão, eu me proponha algumas mudanças simples e pequenas.

Tudo é graça!
É graça de Deus descobrir minhas tantas falhas e limitações. Esses dias estávamos, eu e outro amigo, a imaginar como seríamos se não tivéssemos conhecido a Deus e não tivéssemos consciência da nossa miséria humana. Percebemos juntos, que seriamos, piores do que hoje são considerados os piores da nossa sociedade.

Estar ciente dos meus pecados e concupiscência têm me feito avançar, de fator, para águas mais profundas. Confesso que às vezes fico um pouco desesperado com a sensação de que ao invés de crescer na santidade eu torno cada vez mais distante de Deus. Mas preciso admitir que, ultimamente, quando peco sofro mais do que antes... e isso é graça! Isso tem me esclarecido quem na verdade sou e o que, verdadeiramente, me traz a paz que tanto procuro.

Benditos são aqueles que sofrem por se depararem com suas condições tão fracas e pecaminosas. Essa dor é simples e puramente graça de Deus!

Obrigado Senhor, por não ter meus amigos por perto nesse momento e poder viver um pouco a reflexão e o sofrimento sobre minhas lembranças que me leva a conhecer mais a mim mesmo e, conseqüentemente, conhecer mais a Ti....

2 comentários:

Flaviane Ferreira disse...

“Tudo é graça!” Era o que Teresinha dizia no auge do seu amadurecimento espiritual e foi também o que um padre disse para minha amiga: “Tudo é graça, tanto as coisas boas quanto as coisas ruins que nos acontece."

E assim vamos caminhando debaixo das mãos poderosas do Senhor. Nessa história vou aprendendo Rê, que o melhor é sempre andar na graça, para assim enxergarmos muito além daquilo que nos é apresentado, coisas boas ou ruins...todos os acontecimentos tem o poder de nos ensinar a ser melhores.
Ensina-nos Senhor a andar debaixo da sua luz...

GB Silva disse...

Eu tinha lido, mas não comentei antes: achei muito bom.

Que Deus nos conduza em graça sobre graça.

Abraços