01 dezembro, 2006

Mais um pouco de mim...

Hoje vi um garoto chorar...
Um garoto especial que tem 12 anos e está na 2ª série...
Ele dá bastante trabalho para os professores, pois tem muita dificuldade de se concentrar nas atividades da escola...
Já chamei muito a atenção dele na sala.
Percebi, longo no início da aula, que ele não estava tão bem como nos outros dias.
Quando já estava indo embora o vi com a cabeça baixa e fui perguntar o que estava acontecendo, mas não quis me dizer nada.
Eu descia as escadas para sair da escola e notei que o garoto estava do meu lado.
Abracei-o, despedindo, e perguntei novamente o que estava acontecendo...
Ele começou a chorar e me disse, com palavras emboladas, que um amigo dele tinha ido embora...
Não me convenceu esse argumento, pois a tristeza no olhar dele era grande demais.
Por mais que um amigo nos deixe, não é comum ficarmos numa tristeza tão aguda como percebi naquele garoto.
Abracei-o mais forte e chorei...
Não adiantava dar conselhos, pois senti que a história do amigo ter ido embora era uma metáfora pra dizer o quanto queria ser mais amado pelas pessoas...
Chorei junto e disse que ele era muito amado!
Isso mexeu muito comigo...
Ainda estou meio abalado, e nem sei ao certo qual o motivo...
Talvez seja porque me deparei com uma tristeza tão encarnada naquele garoto e me lembrei dos tempos que eu vivia sem esperança...
Como doía...
Hoje a dor tem sentido...
Hoje a falta de amor é, de certa forma, compreendida...
Hoje a minha esperança é Viva...
Como eu quis passar, por osmose, toda essa experiência para aquele garoto!
Mas eu não posso, só Deus pode...
Me cabe a paciência num amor sincero e diário...

Me ajuda Senhor!

7 comentários:

lucas rolim disse...

"As vezes um gesto vale mais que mil palavras" e tem um significado mais forte do que todas as lições aprendidas.
O que é louvável, Renato, é o fato de sentir o que o outro sente. Isso conforta...
Abraços

Anônimo disse...

Por que será que é tão difícil, a primeira instância, sentir que Deus nos ama?
Há alguns anos atrás, eu fui como esse menino. E as pessoas costumavam me dizer também que "eu era muito amado"... Mas pra mim, não fazia sentido nenhum as pessoas ou o próprio Deus querer me amar... que sentido havia nisso? Mas apesar do momento em que ouvia as pessoas dizerem isso soasse vazio e sem sentido pra mim, algo era construído aos pouquinhos, sem que eu percebesse. Talvez não fosse a frase em si, mas a vontade, o desejo da pessoa que me falava de me ver diferente... Ou talvez fosse o silêncio segundos depois da frase que mexesse comigo... Acho que, aos poucos, eu fui me deixando ser amado... Hoje eu percebo que é um processo natural, ou pelo menos, corriqueiro, no desenvolvimento cristão numa sociedade como a nossa.
E descobrir que "fomos amados primeiro", nos conduz a querer amar, por consequência... e aí está a chave de nossa mudança e da mudança da nossa sociedade...
Amigo, tenha certeza que você foi instrumento de transformação desse menino. Ainda que você não chegue a ver uma mudança com seus olhos, creia que Deus agiu na vida dele. "A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê" (Hb 11, 1).
Tenha certeza de que acolhê-lo em seus braços e chorar com ele, foi acolher e chorar com o Cristo. O Cristo que espera ser amado por você e por mim...
Deus te abençoe, Du...

GB Silva disse...

Sabe, aquela imagem vai ficar na minha cabeça: nossa chegada à APOV naquela sexta-feira. Dezenas de crianças vieram ao seu encontra pra te abraçar e, de quebra, me abraçaram tb, que por sinal foi muito agradável.

O "sorriso triste" daqueles meninos me fizeram pensar bastante. Além dessa imagem bonita mas ao mesmo tempo triste por causa da lastimável realidade deles, algo que vc me falou precisa ser considerado:

"Estou ensinando música para eles apenas como desculpa. O que realmente quero é amá-los" (Renato Luiz)

Sem comentários!

Unknown disse...

cara, vejo o amor de Deus na sua vida e isso me faz crescer... Louvo a Deus pela sua vida... abraçao..

Anônimo disse...

Ia falar alguma coisa, mas o Robson falou tudo.... ;o)
Estamos unidos no amor.
Bjo!

Anônimo disse...

que a graça continue sendo refletida assim...através de atitudes de amor.
quero ser assim, abraçar os que precisam e chorar com eles, como símbolo de uma tentativa de amar... simplesmente amar!!!

lisieux disse...

Oi! Está sendo uma delícia passear pelo seu blog e os dos seus amigos e ver a construção do Reino de Deus, através de vcs! Essa frase sua que o Gustavo citou: "Estou ensinando música para eles apenas como desculpa. O que realmente quero é amá-los", de fato, diz tudo! O que importa é amar... incondicionalmente, como o Cristo amou. O resto, vem por acréscimo.
Bjos
Pra. Terezinha de Lisieux